Saudação de João Soares,
Presidente da CML

Saudação de Maria Calado,

Vereadora do Pelouro da Cultura

Saudação de João Paulo Cotrim,

Director da Bedeteca de Lisboa
João Soares

Uma casa para as imagens

Quando queremos ver uma cidade no seu todo subimos a um sítio alto, a um miradoiro e daí nos deslumbramos com a rede de ruas, a soma de cores dos telhados e a conversa entre as diferentes geometrias que tecem a malha urbana. Mas se é os rostos dos seus habitantes que queremos conhecer, então procuramos um cruzamento e deixamo-nos ficar ou deambulamos, ao calhas, pelas ruas de maior movimento, pela Baixa.

Ora a Bedeteca de Lisboa é isto mesmo, uma espécie de cruzamento num miradoiro. Se queremos sobrevoar as imagens ou as queremos ter nas mãos esta é a casa certa, uma casa para as imagens com uma biblioteca no coração.

Não se iludam, as imagens são movediças, irrequietas e dificilmente se deixam aprisionar. Mas também são frágeis e não existem sem os nossos olhos.

É por isso que Lisboa tem mais imagens desde que o Palácio do Contador-mor acolheu a Bedeteca. Não é difícil, então, descobrir heróis de papel ou vozes de carne e osso que nos falem dos nossos cenários, das histórias desta e de outras cidades, do passado e do futuro.

João Soares
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

MENU